10 Principais Equipamentos de Segurança para Trabalhar com Motosserras

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

10 Principais Equipamentos de Segurança para Trabalhar com Motosserras

A motosserra é um equipamento muito utilizado na zona rural, aqui vamos apresentar os 10 principais equipamentos de segurança para trabalhar com motosserras para ajudar na sua segurança.

Considerado um equipamento útil e eficaz para trabalhos pesados no meio rural e em algumas ocasiões no ambiente urbano, a motosserra é um dos produtos mais vendidos para estes trabalhos.

Porém com toda sua eficiência e praticidade vem acompanhada de muito perigos para quem a manuseia e o uso dos equipamentos de segurança é indispensável.

 

Muitas pessoas dispensam, ignoram, não investem ou acham desnecessário usar todos os equipamentos de segurança propostos para esta atividade.

O uso de motosserra é tão perigoso que foi criada uma norma para regulamenta-la no ministério do trabalho, a NR-12.

Além dos equipamentos de segurança individual estão incluídas nesta norma, alguns dispositivos de segurança da própria máquina devem ser incluídas por todas as marcas tanto nacionais quanto importadas para serem comercializadas no Brasil.

Quais são os 10 principais equipamentos de segurança para trabalhar com motosserras

  1. Calça de motosserrista: produzida com material 100% poliéster, protege contra cortes do motosserra da região da virilha até os tornozelos pois possui 7 camadas de manta anti corte;
  2. Jaqueta: possui fibras especiais para evitar cortes que podem ser provocados pelo motosserra, quando estas entram em contato com as laminas de corte elas travam o funcionamento da corrente evitando cortes profundos;
  3. Capacete: protege o usuário contra o impacto de objetos voadores que possam o atingir, queda de galhos e diminuição de vibrações e ruídos;
  4. Protetor auricular: protege os ouvidos contra os ruídos gerados pelo uso que geralmente são bem altos, a exposição frequente a eles pode levar a problemas auditivos futuramente;
  5. Protetor facial: protege quanto a possíveis objetos que possam ser lançados e atingir o rosto do manipulador podendo causar cortes profundos;
  6. Óculos: protegem os olhos quanto a possíveis objetos que possam ser lançados diretamente nos olhos devido ao tipo de trabalho executado pelo operador, estes objetos podem levar a cegueira dependendo do tamanho e modo como perfurou o olho;
  7. Luva: confeccionada em couro na parte das palmas das mãos, evita rasgos e absorção de suor, possui proteção também nas pontas dos dedos, proporciona maior firmeza e sustentabilidade nos movimentos;
  8. Perneira: usada sob a calça, reveste desde o joelho até o dorso do pé, produzida a partir de couro com camadas reforçadas, oferece proteção contra objetos cortantes ou volantes, entre outros;
  9. Calçado de segurança: possui bico de aço na parte frontal para proteger de objetos cortantes ou com grande impacto que possam vir a cair sobre os pés, resistente ao impacto para que não ocorra machucados graves no pé do usuário;
  10. Realizar o treinamento de segurança para o manipulador: toda pessoa que pretende trabalhar com motosserra é necessário realizar o treinamento para aprender a melhor forma de manipula-la.

Porque usar os equipamentos de segurança

Primeiramente quando se fala em equipamentos de segurança se trata da segurança do indivíduo que está operando alguma máquina ou equipamento que possui risco de causar acidentes.

Por isso, é necessário que cada pessoa que irá manusear qualquer tipo destes equipamentos seja treinada e esteja em condições de cuidar da sua segurança e dos demais que estejam por perto.

O uso dos equipamentos de segurança para executar trabalhos com a motosserras é fundamental tanto para prevenir acidentes que podem ser fatais, quanto para prevenir problemas que podem afetar a saúde do operador.

O barulho forte e a intensa vibração da máquina podem gerar problemas auditivos a longo prazo.

Posturas incorretas durante a execução do trabalho também levam a problemas na coluna, estes são os considerados riscos ocupacionais.

Já os riscos químicos também provenientes do uso do motosserra são a exposição a poeira excessiva que leva ao desencadeamento de alergias e problemas respiratórios.

Acidentes envolvendo a queda das árvores e galhos cortados também é recorrente e preocupante, pois na maioria das vezes pode ser fatal ou gerar sequelas graves para o acidentado.

 

Existem cursos para aprender o modo correto de trabalhar com motosserras?

Sim, e segundo a norma criada pelo ministério do trabalho é obrigatório a realização do mesmo por toda pessoa que irá exercer trabalho manipulando motosserra.

O treinamento consiste em apresentar para o manipulador que é leigo no assunto técnicas de como manipular a máquina, como proceder o corte corretamente dos galhos e troncos das arvores e como corta-las para transporte.

Mostra todos os dispositivos de segurança obrigatórios que a motosserra deve apresentar para na momento da compra ou do manuseio, o operador saiba identifica-los e assim fazer o seu uso com segurança.

É apresentado também todos os EPIs necessários para o manuseio correto e evitar graves acidentes ou até mesmo mortes.

Neste artigo mostramos como deve ser realizado o trabalho e os 10 principais equipamentos de segurança para trabalhar com motosserras, auxiliando assim para realização de um trabalho seguro.

Deixe uma resposta