Qual a Diferença entre Esmerilhadeira e Lixadeira

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Qual a Diferença entre Esmerilhadeira e Lixadeira

Hoje em dia, podemos encontrar diversos tipos de ferramentas disponíveis no mercado.

Cada uma com a sua função específica, nos auxiliam no nosso dia a dia. Conheça qual a diferença entre Esmerilhadeira e Lixadeira.

Porém, muitas delas são muito semelhantes e têm funções bem parecidas, o que deixa o consumidor confuso na hora de utiliza-la.

Pensando nisso, preparamos para você, as principais diferenças entre algumas delas.

Este é caso da Esmerilhadeira e da Lixadeira. Ambas possuem o aspecto e a função muito parecida, porém, são distintas entre si.

Conheça qual a diferença entre Esmerilhadeira e Lixadeira

O que mais difere a Esmerilhadeira da Lixadeira, é o seu número de rotação e para que cada uma delas serve.

  • Lixadeira: a lixadeira possui um menor número de rotação, que fica em torno de 5.500 rpm de rotação por minuto. Ela é ideal para lixar, fazer o acabamento e a preparação de superfícies de matéria como o metal, a madeira, em plásticos, em fibras, entre outros.

Para estas funções a lixadeira sempre é a melhor opção.

É muito importante usar os discos que são próprios para a lixadeira. Utilizar outros tipos de disco, não te dará o resultado desejado, além de evitar desperdício de material.

  • Esmerilhadeira: já a esmerilhadeira possui um número de rotação maior, podendo chegar em até 11.500 rpm por minuto. Ela é indicada para desbastes e cortes em materiais metálicos.

Esta ferramenta dispensa o uso de lixas, por ter uma rotação muito alta, ela aumenta a sua força centrífuga e desta forma a sua capa ou o seu disco podem quebrar e causar um grave acidente.

A diferença entre elas, está basicamente no sistema de engrenagem, que faz com que aumente ou diminua a quantidade de rotação. Isso faz com elas sejam específicas para tipos distintos de tarefas.

Podemos ver que a lixadeira não possui força suficiente para realizar cortes, já a esmerilhadeira, é forte demais para realizar acabamentos.

Escolher a ferramenta correta para cada função é essencial, pois isso faz com que acidentes não aconteçam e nem desperdício de material.

Cuidados são necessários

Quando se trata de trabalhar com algum tipo de ferramenta, todo o cuidado ainda é pouco.

É indispensável o uso de equipamentos de segurança para trabalhar com estas ferramentas.

Use sempre óculos, luvas e capa de proteção, e se a sua ferramenta não estiver em boas condições de uso, faça a sua substituição imediatamente.

Existem inúmeros casos de acidentes causados por ferramentas que não estão em boas condições de uso, ou até mesmo pelo simples fato de o seu manuseador não estar com os equipamentos de segurança adequados.

Outro cuidado que deve ser tomado, é com relação a crianças neste espaço de utilização destas ferramentas. De forma alguma, permita que crianças façam o manuseio delas.

Quando não há conhecimento das ferramentas, de suas funções e de como manuseá-las, os riscos de acidente e de prejuízo são enormes.

Quais são as principais funções da Esmerilhadeira

A esmerilhadeira é uma ferramenta multifuncional. Ela foi criada nos anos 30, e é composta por um motor elétrico que desbasta algum objeto por meio de abrasão.

Ela também é chamada de Rebarbadeira, esmeriladora ou esmerilhadeira.

Ela é utilizada para lixar e dar acabamento em peças de aço.

Sua principal função é o desbaste, onde o material cortado por abrasão permite que o corte seja limpo, e com acabamento.

Alguns acessórios podem ser acoplados nela, como por exemplo a escova rotativa.

É importante tomar alguns cuidados ao utilizar a esmerilhadeira, como os óculos de proteção, luvas de raspa, avental de raspa, camisa de manga longa, e máscara de proteção facial.

 

 

Quais as principais funções da lixadeira

A lixadeira é usada para desbastes e acabamentos finos, poder utilizada em diversos tipos de superfície. Existe inúmeros modelos, e cada um deles apresenta uma função específica.

Antes de escolher a lixadeira, é importante verificar qual é o tipo de superfície que você irá trabalhar.

Conheça alguns tipos de lixadeira:

  • Excêntrica; ela é versátil, capaz de polir madeira, plástico, metal, verniz, entre outro. Pode ser utilizada em superfícies planas ou com ondulações. Ela oferece um lixamento fino.
  • Orbital; este modelo é indicado para acabamento em superfícies de metal e de ação. Elas são leves, e podem ser encontradas na forma retangular ou quadrada.
  • Roto orbital; esta possui dois movimentos de lixa. Ela orbita e gira, isso garante um acabamento perfeito em superfícies planas de aço ou de madeira.
  • Angular; esta é indicada para desbastes, pois não oferece um acabamento. Ela pode ser utilizada em diversos tipos de superfície.
  • De cinta; ela também é indicada para o desbaste de diferentes tipos de superfície. Ela é ideal para trabalhos mais pesados.

Existem diversos tipos e funções diferentes de lixadeiras e de esmerilhadeiras.

Agora que você já sabe qual a diferença entre Esmerilhadeira e Lixadeira, você pode ter o resultado perfeito.

Deixe uma resposta